terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

E a Freguesia Continua



            O jogo de ontem foi um divisor de águas para as duas torcidas. Todos os são-paulinos estavam esperando o jogo de ontem para poder avaliar seu time de uma maneira mais real, pois o São Paulo só estava enfrentando times fracos e mesmo assim vinha tendo dificuldades em alguns jogos. Já a torcida corintiana precisava de um bom jogo para perceber que o Timão estava forte na Libertadores, pois com as atuações contra os pequenos, estava deixando a desejar

            E o jogo era no Pacaembu. Um problema para os tricolores que há um bom tempo não consegue vencer no estádio municipal de São Paulo (não me lembro da última vez que venceu). E mais uma vez deu Timão. Mesmo sem contar com seus principais jogadores do meio para frente, o Corinthians mostrou que tem um elenco forte para a disputa do torneio sul-americano. Com a entrada de Jorge Henrique, William e Élton, esse trio mostrou uma facilidade incrível para entrar na zaga do São Paulo e garanto que se não fosse a boa atuação do goleiro Denis (aliás, este que, apesar de muita especulação sobre ele, vem se firmando como o sucessor de Rogério Ceni) viraria o primeiro tempo vencendo de 2 ou 3 a 0.



            O lado direito da defesa são-paulina estava encantado. João Filipe com uma dificuldade imensa de acompanhar as subidas de Fábio Santos apoiado por Jorge Henrique. E ficou claro que durante todo o jogo, o Corinthians sempre procurou o lado esquerdo de seu ataque. Lado esquerdo esse que tinha também a ajuda de Danilo, o maestro do time ontem que deu passe, lançamento e o gol da vitória. Parece que Danilo se “incomodou” com a chegada de Douglas e resolveu dar a resposta dentro de campo. Teve um reconhecimento belíssimo da Fiel, que sempre pega no seu pé, ao ser substituído e ter ouvido seu nome vindo das arquibancadas. Deu uma boa dor de cabeça para Tite, que agora tem Danilo, Alex e Douglas para o meio-campo, apesar deste último estar precisando de um pouco de ritmo de jogo. Ontem quando entrou, pouco fez, mas não tinha nem muito tempo, nem muita necessidade.


            O São Paulo mostrou que ainda precisa melhorar. Com a ausência de Piris, o Tricolor mostrou que ainda não tem lateral-direito, mas após a expulsão de João Filipe, Wellington mostrou que pode quebrar um galho por lá melhor que o zagueiro improvisado. A defesa mostrou poucos problemas, mas o gol foi culpa de Paulo Miranda que simplesmente saiu da jogada. Já no meio-campo, Casemiro continua não mostrando nada: não marca, não ataca, não vibra: um peso morto em campo, o contrário de Wellington que desdobra em múltiplas funções em campo. Fabrício entrará com o pé nas costas nesse meio-campo. Já Jádson e Cícero não fedem e nem cheiram. Apenas tocam de lado e esperam que Lucas resolva alguma coisa. E este último está mostrando que só joga contra time pequeno. Está virando um novo Robinho. Já William José está apenas tapando o buraco de Luis Fabiano, porém com gols, mas péssima qualidade. O Tricolor precisa que Jádson volte a ser o jogador do Shaktar, a entrada de Osvaldo é imprescindível, assim como a de Fabrício e a volta de Luis Fabiano, que Lucas pare de pipocar em jogos importantes e que Cortez mantenha o nível de suas atuações. Aí o São Paulo passa a ser um time capaz de enfrentar os grandes do Brasil.

            Agora falando do Palmeiras, confesso a torcida alviverde que não assisti nada do jogo do Palmeiras, mas pelo que vi nos melhores momentos e pelos comentários, o Palmeiras começa a achar uma maneira de jogar, e melhorará com a volta de Valdivia e a chegada de Wesley. Só precisa depender um pouco menos de Marcos Assunção, pois nem sempre suas jogadas de bola parada darão certo.


            Já em relação ao Santos, também mostrou que tem um bom elenco para a disputa da Libertadores da América e que em momentos de dificuldade, poderá contar com seu banco de reservas, além da genialidade de Neymar. Se eu fosse o Muricy Ramalho, faria uma substituição que deixaria a torcida muito brava, mas daria mais qualidade ao time. Tiraria Paulo Henrique Ganso e Elano e colocaria Ibson e Alan Kardec, jogando com três atacantes, pois esses estão rendendo muito mais do que aqueles, apesar que PH e Elano podem resolver a partida em apenas um lance.


            O Guarani vem mostrando um bom trabalho durante esse campeonato paulista e mostra que tem um bom time capaz de arrumar uma boa classificação entre os oito primeiros, e a Portuguesa tenta recuperar os pontos perdidos no começo do campeonato para conseguir a classificação e tentar surpreender nas quartas-de-final.

            Agora falando dos outros campeonatos estaduais, no Rio de Janeiro, o Fluminense apesar de todas as contratações e de estar com um dos melhores elencos do país, continua sem ganhar um clássico, que não ganha desde 2010. Dessa vez parecia que venceria o Vasco, mas perdeu Fred e Edinho e permitiu a virada vascaína. Bom para o time da colina que está com 100% de aproveitamento enquanto que o Tricolor está quase eliminado da Taça Guanabara. Já o Flamengo venceu o Nova Iguaçu na reestréia de Vágner Love, e agora foca suas atenções na Libertadores para enfrentar o Lanús lá na Argentina.

            No Rio Grande do Sul, o Internacional venceu mais uma e Dagoberto voltou a mostrar um bom futebol, ao lado de Oscar e Lenadro Damião. Enquanto que o Grêmio venceu de 4x1 com um show de Kléber e espera ganhar confiança no campeonato gaúcho e para a Copa do Brasil.

            Em Minas Gerais, Cruzeiro e o Atlético venceram bem e as torcidas têm a esperança que esse ano seja bem melhor que o ano passado, a começar pela Copa do Brasil.

            Para encerrar, no campeonato baiano, tivemos o clássico Ba-Vi. Foi um jogo morno, sem gols, mas a dominada de bola de Falcão em uma bola que saiu para a lateral foi espetacular. A maioria dos jogadores de hoje não conseguiriam dominar aquela bola. Saudades daqueles que não podem jogar mais. É como Apollo Creed diz para Rocky Balboa no final de Rocky 3: “É uma pena que fiquemos velhos”.


Por essa semana é só pessoal. Não esqueçam de comentar.



Valeuu.

Um comentário: